Vida de estudante não é fácil! A rotina é intensa e em meio a provas, trabalhos e apresentações, tudo fica ainda mais difícil se a tecnologia for deixada de lado. Se você está na faculdade ou no curso técnico e quer receber uma mãozinha extra no próximo semestre, é bom que você faça das ferramentas tecnológicas, verdadeiras colegas de classe.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos alguns sites que podem facilitar a sua vida de estudante. Está curioso? Então vem com a gente!

Guia do Estudante

Essa dica é clássica!  O Guia do Estudante tem sido há anos o ponto de encontro de vestibulandos e universitários do Brasil inteiro. O site reúne notícias, orientações de profissionais, vídeos, simulados, dicas de como estudar, listas de páginas interessantes e jogos. A página do Grupo Abril é uma das mais renomadas do país no segmento e se configura como a alternativa perfeita para os estudantes mais antenados. Confira: http://guiadoestudante.abril.com.br/

GE

Só Português

Quem nunca teve uma dúvida gramatical na hora de elaborar os trabalhos? Se isso já aconteceu com você, os problemas acabaram! Pelo menos é o que garante o Portal Só Português. Nessa Página, os usuários podem acessar jogos, participar de fóruns, esclarecer dúvidas com os professores, conferir dicas e usar o conjugador virtual. Acha que vai ser útil para você? Acesse a página http://www.soportugues.com.br/ sempre que precisar.

SP

Coursera

Esse site é ideal para quem quer ir além das paredes da universidade e se qualificar ainda mais. O Coursera oferece mais de 500 cursos gratuitos, em diferentes categorias. Os  cursos são ministrados por uma centena de parceiros, inclusive faculdades de diversos países. Hoje são mais de 4 milhões de usuários e dentre os assuntos englobados nos cursos, os que se destacam são os temas relacionados a Finanças, Pedagogia e Liderança. Se interessou pelo Coursera? Acesse: https://www.coursera.org.

CR

Khan Academy

Pioneiro do ensino online, a Khan Academy (https://pt.khanacademy.org) conta mais de 4000 aulas, de diversos tópicos. Os vídeo são de altíssima qualidade e disponíveis de forma gratuita, pelo Youtube. A plataforma conta ainda com exercícios em cada curso, para avaliar o grau de aprendizado naquele tópico e ajudar o estudante a decidir se deve seguir para o próximo. Nem todos os vídeos tem legendas em português, entretanto. Não sabe falar inglês? Aproveite e comece a estudar no http://www.duolingo.com

KA

Reddit

O Reddit é um site de publicações sociais que possui fóruns (os chamados subreddits) em praticamente qualquer assunto que se possa imaginar. É preciso usá-lo com moderação, sem perder o foco e a disciplina. Não vá passar o dia inteiro vendo e votando em imagens de gatinhos! O ideal é prestar atenção nos subreddits específicos da sua área de interesse. Neles se encontram muitas informações bacanas e conhecimentos interessantes. Há também subreddits com dicas específicas para vida de universitário, dicas para quem está procurando o primeiro emprego e até mesmo dicas de saúde e alimentação. Quer comprovar? Acesse:  www.pt.reddit.com.

RD

Google Apps

Se ainda não usa, fique de olho no Google Apps! Você vai encontrar excelentes ferramentas para otimizar as tarefas do dia a dia. Tem e-mail (gmail), agenda (calendar) e até compartilhador de documentos online (google drive). Por falar em Google, ainda não há nada que o substitua como excelente ferramenta de busca de imagens e conteúdos. Além disso, ele conta com uma biblioteca digital (Google +Livros) de fácil utilização, muito útil para encontrar fontes primárias de citações. Esse endereço você já sabe: www.google.com.br.

GA

Prezi

O Prezi é uma ótima ferramenta para fugir das apresentações monótonas e entediantes de Power Point. Não é novidade que a vida de estudante acadêmico é marcada por apresentações de seminários, pesquisas e monografias. O Prezi pode ser um grande aliado nessas tarefas, pois possibilita a criação de apresentações interativas e dinâmicas, com liberdade total para que os usuários escolham formas interessantes de  expor os conteúdos, de modo que os espectadores sejam verdadeiramente impactados. Gostou da proposta? Então acesse: http://www.prezibrasil.com.br/.

PZ

E aí, gostou das nossas dicas? Tem mais algum site para indicar? Compartilhe suas opiniões conosco. Boa volta às aulas!

Comentários

Comentários