Usamos tantos computadores no nosso dia que nem nos damos conta. Desde o seu notebook, passando pelo iPad, smartphone, o terminal do banco e o desktop da tia, o computador é praticamente onipresente. Mas foi um longo caminho das gigantescas máquinas do tamanho de uma quadra de tênis às caixinhas superpotentes que temos hoje.

Hoje a WAZ mostra 5 conceitos que foram fundamentais nesta caminhada. Acompanhe com a gente:

Computador Pessoal: e lá se vão mais de 30 anos

Hoje ele é super comum, praticamente uma utilidade doméstica. Mas você consegue imaginar que algum dia ele foi raro, um verdadeiro artigo de luxo? Estamos falando do Pessoal Computer, o famoso PC. O PC nos padrões que conhecemos hoje, foi lançado em 1981 pela IBM, mas antes disso alguns protótipos e modelos experimentais circularam pelo mundo, dentre eles o Altair 8800 e o Apple II.

Que bom que há 32 anos essa criação mudaria para sempre a história! Já imaginou um mundo onde computadores fossem usados apenas em grandes corporações e governos? Agradeça ao computador pessoal por isto!

wazpc

Mouse: um pequeno grande periférico

Olhando assim por alto, o mouse parece ser um simples acessório, cuja importância nem é tão grande. Se você pensa assim, é chegada a hora de rever os seus conceitos, afinal, o mouse é um acessório que revolucionou os rumos da computação moderna.

Provavelmente, se você está diante de uma tela de computador, para chegar até aqui você teve que usar o mouse diversas vezes. Para terminar de ler o texto, há grandes chances de você usar o mouse para descer a barra de rolagem. Há outras formas de fazer isso, mas o mouse ainda é o mais comum.

Ele foi criado em 1963 por Douglas Engelbart, mas não tinha nem de longe a leveza e a sofisticação dos modelos atuais. Somente depois de sete anos da sua criação, o primeiro mouse foi comercializado. De lá para cá, os modelos estão ficando cada vez mais modernos, menores e há até as opções sem fio.

Em qualquer formato ou tamanho, a interação com o computador através de um cursor na tela e a dinâmica dos cliques abriram caminho para as interfaces que usamos até em hoje.

mouse

Notebook: porque portátil é mais prático

O computador pessoal é de grande valia para o uso doméstico e também para as empresas, mas infelizmente tem a desvantagem de ser estático. A multiplicidade de fios e cabos, aliada ao peso, tornam os PCs inviáveis de serem levados de um lado para o outro. Principalmente os trambolhos pesados de antigamente.

É aí que os notebooks entram em cena: tão funcionais como os PCs, porém mais leves e completamente portáteis. O primeiro modelo surgiu em 1981, criado por Adam Osborne. O aparelho, tido como leve e compacto, pesava -pasmem!- 12kg! Já imaginou carregar um destes na mochila o dia inteiro?

vivobook

Internet: uma nova forma de interagir com o mundo

O surgimento da Internet mudou a forma de interação e comunicação com o mundo. A rede de computadores tem um alcance enorme e hoje pode ser considerada uma das maiores invenções da história. A Internet viabiliza a troca de informações, encurta distâncias e nos conecta a lugares e pessoas no mundo inteiro.

Essa invenção é fruto de um projeto conduzido pela ARPA – Advanced Research and Projects Agency, no ano de 1969. Mas foi a partir da década de 70 que os estudos foram aprofundados e a Internet passou a ter as características e funcionalidades que conhecemos hoje.

desenvolvimento-de-sites-internet-brasil

Touchscreen: tecnologia na ponta dos dedos

Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia Touchscreen não foi inventada pela Apple. Ela popularizou o recurso, com a tela capacitiva do primeiro iPhone. Mas o primeiro aparelho com essa tecnologia foi patenteado em 1969(!) pela EA Johnson

Em 1970 novos investimentos foram feitos a fim de modernizar os aparelhos sensíveis ao toque, mas somente em 1982 passaram a existir as telas multi touch. Hoje em dia, celulares, smartphones, tablets e computadores contam com essa tecnologia, que já está presente inclusive nos bancos, facilitando assim a interação dos usuários.

Touchscreen_IMG_2796

Sentiu falta de alguma super invenção na lista? Comente! E fique ligado no WAZx para ficar por dentro do mundo da tecnologia!


Comentários

Comentários