Conheça as vantagens dos teclados mecânicos

Normalmente, quando o usuário de computador pretende melhorar sua máquina, ele logo pensa em comprar uma CPU mais potente, uma placa de vídeo capaz de rodar os últimos games ou um monitor maior e com melhor definição. É raro ele dar atenção especial ao teclado, visto que não há grande diferença entre essa ou aquela marca no que toca à sua função primordial, a escrita.

Contudo, têm sido desenvolvidos nos últimos anos tipos de teclados diferentes dos modelos convencionais, que valem à pena serem levados em conta na hora de se fazer algum upgrade no PC. Tratam-se dos teclados mecânicos, que possibilitam ao usuário uma escrita mais precisa e veloz, além de durarem até dez vezes mais do que os teclados comuns.

Nesse post do WAZx, você entenderá como funcionam, quais as suas vantagens e se vale a pena investir em um acessório do tipo.

A mecânica da coisa

Para apontar as vantagens do teclado mecânico sobre o tradicional, é preciso primeiro entender as diferenças de funcionamento entre eles. O teclado comum consiste de três camadas de membranas plásticas abaixo do conjunto de teclas. Quando você aperta um botão todo para baixo, você pressiona um domo de borracha através das aberturas na membrana do meio para conectar as membranas de cima e de baixo, criando um circuito que faz com que o teclado envie a resposta correspondente (por exemplo, você apertou a letra W e será ela a aparecer na tela do computador).

Keyboard_Construction_Layer

Já o teclado mecânico utiliza, em vez de domos de borracha, um mecanismo chamado keyswitch sob cada tecla para determinar quando um botão é pressionado. Apertando a tecla, você pressiona o switch para baixo, que por sua vez faz com que o teclado envie um sinal para o PC informando que você pressionou a tecla.

Upgrade na digitação

A variação entre o sistema de funcionamento do teclado tradicional para o mecânico pode até parecer simples, mas a diferença é facilmente sentida pelo usuário na hora de digitar. O acessório mecânico oferece uma resposta tátil muito melhor em relação à camada de borracha, pois o keyswitch provoca um retorno mais veloz da tecla à sua posição original e define claramente a pressão necessária a se aplicar em cada botão.

Além do retorno tátil, o teclado mecânico apresenta também uma resposta sonora mais aguçada. A cada tecla pressionada, há um som de “clique” consideravelmente mais alto do que os causados pelos botões do teclado comum, justamente para dar mais segurança à digitação – embora o barulho possa incomodar as pessoas ao redor.

A durabilidade também é algo que chama a atenção. Teclados mecânicos são feitos para resistirem a até incríveis 50 milhões de botões pressionados, ao passo que os convencionais normalmente não passam dos cinco milhões de pressionamentos.

zibal60-6

Investimento pesado

Se você pretende comprar um teclado mecânico, deve ter em mente que o preço é bem salgado, podendo variar de 250 a 500 reais, dependendo do modelo. Como há uma boa gama de tipos de teclados (por exemplo, teclados com botões mais sensíveis, em que um leve toque basta para que a tecla seja acionada, ou teclados com um som de retorno mais alto), é recomendado que se faça uma pesquisa no mercado de acordo com o seu perfil.

strike 7

Mas, independente do seu estilo, caso você seja um heavy user, que utiliza o computador diariamente para trabalhar ou mesmo para o lazer, o teclado mecânico é altamente recomendado!

Para mais notícias sobre tecnologia, já sabe: o WAZx é o lugar!

Você já usa um teclado mecânico? Sentiu as vantagens na prática? Conte para a gente, nos comentários!


Comentários

Comentários


1 comment

gostei e quero saber mais sobre o teclado mecanico

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *