Um dos periféricos mais vendidos e populares dos computadores é a webcam. O aparelho serve para videoconferências, conversar com amigos e familiares via Internet, para monitorar e fazer a vigilância de ambientes, entre outras várias utilidades. Atualmente no mercado existem webcams de vários modelos, com diferentes resoluções, finalidades e acessórios, desde microfones até iluminação adicional.

Tantos detalhes podem confundir na hora da compra, porque é comum que se encontre uma infinidade de tipos à venda, e com preços bastante variados. Assim, o guia a seguir contribui para se perceber quais são as principais características que devem ser observadas quando se vai comprar uma webcam.


hebeb

Qual o seu objetivo ao adquirir uma webcam?

O primeiro ponto a ser pensado, antes mesmo de sair às compras, é qual o seu objetivo. Se você quer uma webcam voltada a somente conversar com amigos através da Internet, não há necessidade de uma grande resolução ou velocidade de captura. De outro modo, se a webcam for destinada a videoconferências de trabalho, talvez esses aspectos careçam de mais sofisticação. As diferenças entre os modelos são enormes. Algumas oferecem captação de áudio, ajuste de ruído, ajustes no brilho e no contraste das imagens, inserção de cartão de memória, entre outros. 

Portanto, antes de comprar uma webcam, considere quais são as características que você realmente precisa, sem se deixar levar simplesmente pelo design e a marca. Assim, evita-se gastar mais que o necessário. Com isso em mente, há pelo menos três itens básicos sobre os quais se deve resolver antes de ir às compras. Acompanhe:

Velocidade de captura

A velocidade de captura da webcam diz respeito à quantidade de quadros que ela assimila por segundo. Em inglês, o termo é frame per second ou FPS. Nas embalagens, assim como nas vitrines das lojas virtuais, é em inglês que o termo aparece. O que se deve levar em conta aqui é que quanto maior a velocidade de captura, melhor a qualidade do movimento na imagem.

Resolução

Diretamente relacionada à qualidade das imagens capturadas, deve-se verificar também qual a resolução da webcam, que é o número de pixels usados na formação da imagem;

As resoluções mais comuns no mercado são de 320 x 240, 640 x 480 e também, com a tecnologia HD (High Definition), 1280 x 720 pixels ou 1920×1080, as full-HD.

microsoft_lifecam_studio_1080p_hd_webcam_q2f_00013

 

Conexão com a Internet e o hardware de seu computador

Praticamente todas as câmeras do mercado se conectam ao computador por uma porta USB, que é rápida, eficiente e dispensa instalações complicadas. Antes de mais nada, é preciso verificar se você tem uma porta disponível. Caso contrário, será necessário comprar também um hub usb.

Existem no mercado também as webcams sem fio, que permitem maior mobilidade e organização na sua mesa. Entretanto, boa parte delas usa um receptor USB (mantendo portanto a necessidade da porta disponível) e elas são mais caras.

webwireless

Além disso, deve-se comparar a compatibilidade da webcam em relação ao seu equipamento e também a sua velocidade de conexão com a Internet. Esses requisitos de sistema são usualmente indicados pelo fabricante na embalagem do equipamento. Pouco adiantaria uma resolução alta e uma excelente velocidade de captura se o computador a que se destina for obsoleto e se a velocidade de conexão com a Internet não permite rapidez na transferência das imagens.

Uma câmera de resolução alta, ligada à internet por uma conexão lenta acaba se parecendo mais com um show de slides que uma transmissão em tempo real!

Em caso de dúvida, procure  um vendedor de confiança!

Conhece alguma dica que não entrou aqui? Conte para a gente, nos comentários!


Comentários

Comentários