Meu computador está superaquecendo, e agora?

Você está no meio daquela partida importante e seu computador reinicia de repente. Basta abrir o jogo novamente ou tentar carregar aquele modelo 3D bacana que o computador desliga, sem mais nem menos. Já passou por este problema? Provavelmente seu computador está superaquecendo!

O que é o superaquecimento?

Todo processador tem uma espécie de chave de segurança embutida. Ele monitora continuamente a sua temperatura de operação e sempre que ultrapassa um determinado limite, que varia conforme o modelo, ele se desliga para evitar os danos que o calor pode causar. Por mais frustrante que isso seja, ainda é melhor que perder o componente!

A boa notícia é que na maioria das vezes este problema não é complicado de resolver. Acompanhe nossas dicas:

Limpe seus coolers e entradas de ar

A operação normal do computador produz bastante calor. Por isto é importante que seus sistemas de resfriamento estejam funcionando adequadamente. Na maioria das máquinas, os principais responsáveis por isso são os coolers. Em um computador bem montado, haverão alguns soprando ar frio de fora da máquina para dentro, e outros puxando o ar quente para fora.

Uma das causas mais comuns para o superaquecimento é uma obstrução neste fluxo de ar, causada pela poeira que se acumula nas grades e nos próprios coolers. Abra o gabinete e limpe bem os coolers com um pano seco. Mas atenção! Nada de tentar tirar a poeira das placas e memórias se você não sabe o que está fazendo. Você pode danificar algum circuito. Aproveite para verificar se todos os coolers estão rodando na velocidade normal. Pode ser necessário substituir algum deles. 

Se o seu computador está tão imundo por dentro (que vergonha, hein?!) que você não sabe nem por onde começar, melhor trazer aqui na WAZ, que faremos uma limpeza completa, com jatos de ar e químicos especiais que não danificam as placas.

sujeira

Confira sua pasta térmica

A pasta térmica é um composto especial, feito para trocar calor entre o processador e o bloco de resfriamento da placa. A aplicação inadequada dela pode prejudicar esta troca, fazendo com que o processador esquente.

É preciso remover o processador para fazer a reaplicação. Se não souber muito bem como fazer isto, leve a máquina para a manutenção!

Pegue leve no overclocking

Muitos entusiastas por performance gostam de levar seus processadores e placas ao máximo do desempenho. Uma das maneiras mais populares de fazer isto é através do overclocking. A prática consiste em alterar a frequência de operação dos processadores.

Apesar dos ganhos em velocidade serem inegáveis, isto também faz com que o processador esquente mais. Se o sistema não estiver bem preparado para expulsar o calor extra, é superaquecimento na certa. Experimente diminuir a frequência do processador e ver se o problema persiste.

Mas e se você fizer questão da performance extra do overclocking? A solução é o watercooling!

wc

Use água para resfriar seu computador.

Resfriar o computador com ar é bastante econômico, mas não é a maneira mais eficiente de levar o calor embora. Se você quer levar suas peças ao máximo, precisará resfriá-las usando água! Opa! Nada de correr pra pegar a mangueira no jardim!

Sistemas de watercooling são o que há de mais eficiente para resfriamento. Eles usam blocos especiais para circular água por dentro da máquina -tudo devidamente selado- carregando o calor dos componentes com uma eficiência muito superior àquela do ar.

Sistemas de watercooling permitem overclocks agressivos, que puxam até a última gota do desempenho de processadores e placas. Mas devem ser instalados com cuidado, para evitar vazamentos e falhas. Procure a WAZ e consulte um de nossos técnicos sobre a instalação!


Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *