Tudo começa quando você decide baixar um novo programa. Após concluir o download, você executa o arquivo e passa pelas primeiras etapas de instalação. As telas informam detalhes do software, pedem que você concorde com a política de privacidade, até podem dar opções de customização na instalação. Com pressa, você passa rapidamente por todos esses passos, apenas clicando em confirmar para seguir à etapa seguinte. Pronto, você está com o programa instalado, mas algo de estranho acontece na sua máquina.

Um novo aplicativo funciona no seu desktop ou então o navegador de internet possui agora uma nova barra de ferramentas. Como se não bastasse serem programas que você não tinha intenção de instalar, esses intrusos começam a prejudicar a navegação e a utilização do computador e você ainda não sabe se ganhou “de brinde” um vírus, que pode danificar a sua máquina. E agora?

A armadilha do programa escondido

A tática de oferecer mais de um programa em um mesmo pacote de instalação é relativamente comum. Em diversos casos, trata-se de parcerias entre companhias desenvolvedores de softwares que criam esse combo para que um programa popular tente fomentar downloads de outro, ou então gerar dinheiro e visibilidade para as empresas.

O problema é que muitas companhias se aproveitam do descuido dos usuários para disfarçar as opções de instalação tornando difícil perceber o momento de recusar softwares secundários, que vêm quase escondidos no pacote. Um exemplo típico dessa prática é a barra de buscas da Ask.

A Ask é uma ferramenta de busca desenvolvida pela Ask Jeeves Inc., um mecanismo bem menos popular – e lucrativo – que o da Google ou mesmo o Bing da Microsoft. Para correr atrás do prejuízo, a Ask fez parcerias com diversos desenvolvedores de software para que eles incluíssem o seu programa nos pacotes de instalação, ainda que de maneira disfarçada.

Quando um usuário instala o software da Ask, além de contribuir para o número de downloads do programa, ele acaba instalando como padrão o mecanismo de busca da Ask, que gera tráfico para os desenvolvedores parceiros da companhia (que aparecem com destaque na busca) e também visualizações de página para a Ask, que se torna a página inicial do navegador. Para você ter uma ideia, o resultado é tão expressivo que hoje a Ask é uma das páginas mais visitadas do mundo, um dos 20 mais acessados dos EUA com 218 milhões page-views em 2012.

Ask_toolbar

Como evitar esses programas

A principal regra para se proteger de softwares escondidos é prestar bastante atenção em todo processo de instalação, independentemente de qual programa for. Isto é válido quando você baixar jogos, emuladores, editores de texto e imagens, aceleradores de download e até mesmo anti-vírus.

Evite modos de instalação “expressos” e leia todas as telas antes de clicar em “concordar” ou “prosseguir”. Desmarque qualquer opção que trouxer um programa que você não deseja instalar. Tenha atenção inclusive durante a atualização de programas já presentes na máquina e plugins de navegadores, que podem sugerir a instalação de novos softwares.

Instalei um programa escondido, e agora?

Se você não prestou atenção durante a instalação de um novo software e acabou caindo na pegadinha do programa escondido, não se desespere: vá direto ao Painel de Controle para desinstalação. Você pode verificar nos últimos programas instalados para conferir quais softwares podem ter sido postos na sua máquina.

Pode também ser necessário alterar as configurações do navegador de internet, isto para desinstalar barras de ferramentas incômodas. Se você tiver dúvidas de como desinstalar um programa específico, busque na internet por guias e fóruns do software – é bem provável que você encontre o depoimento de outros usuários que tiveram o mesmo problema que você. Ah, é sempre recomendado executar uma verificação do anti-vírus após a instalação de um desses programas.

painel-de-controle-1

Atenção sempre

Mantenha sempre o cuidado dobrado durante download e instalação de programas para evitar surpresas desagradáveis. Há diversos softwares que contêm spywares que podem danificar o seu sistema. Mesmo programas inofensivos podem prejudicar a utilização do computador com a criação de pop-ups insistentes ou modificando o seu mecanismo de buscas padrão. Entretanto, com cautela, boa parte dessas ameaças podem ser evitadas.

Você já caiu nesse golpe? Qual foi o programa espertinho? Conte para a gente, nos comentários!

Comentários

Comentários