Está cansado de jogar games no computador apenas com aquele mouse e teclado antigos? Pois saiba que além de mouses e teclados desenvolvidos especialmente para jogos é possível investir em caixas de som e fones para sons mais realistas, joysticks e controles de movimento e até mesmo um projetor, como os de cinema. Se você está a fim de turbinar a sua experiência gamer, confira neste nosso guia algumas dicas com os acessórios mais legais para jogar no PC.

Mouses, teclados e mousepads para gamers

Mouses especialmente desenvolvidos para jogos possuem maior sensibilidade e velocidade para traduzir os seus movimentos em comandos para os games. Isto é fundamental, e pode fazer a diferença entre conseguir ou não aquele headshot.

Para escolher um bom mouse gamer você deve avaliar a sensibilidade do dispositivo, medida em DPIs (pontos por polegada). Quanto mais DPIs, melhor. Considere também a taxa de captação, medida em Hertz (ciclos por segundo), que diz da capacidade do mouse de trocar informações com o computador – novamente, quanto maior, melhor.

Logitech G9x peso

Há inclusive modelos de mouse que possuem pequenos contrapesos para customizar o peso, além de modelos wireless, que dispensam os fios. (leia mais sobre como escolher um bom mouse aqui).

Já para a escolha do teclado é preciso ficar atento à taxa de resposta, que deve ser alta. Além disso, uma boa dica é investir em um aparelho com tecnologia anti-ghosting. Você também pode procurar teclados com teclas programáveis e perfis de customização.

Há opções com acabamentos e visuais para todos os gostos. Teclados iluminados, equipamentos dobráveis e até mesmo à prova d’água. (leia mais sobre como escolher um bom teclado aqui).

Mad Catz Cyborg S.t.r.i.k.e. 7

Um bom mouse pede também um mousepad bacana. Há opções para deslizamento mais fácil, outros que são focados no controle e precisão. Alguns mais duros, outros mais macios (mais fáceis de serem dobrados e confortáveis) e também equipamentos feitos de silicone, extremamente flexíveis.

Assim como nos mouses e teclados, não há um tipo de mousepad melhor que o outro. A proposta é você buscar o que mais se encaixe nas suas necessidades e, claro, no orçamento.

Caixas de som, placas de som off-board e fones de ouvido

Se você quer ter um som de arrasar no PC, uma boa dica é investir em caixas de som mais potentes. Para isto, é preciso primeiramente definir quantas caixas você irá instalar.

Há desde kits 2.1 mais simples, com duas caixas e um subwoofer, até kits 7.1, com sete caixas e um sub. O subwoofer é uma caixa mais pesada que deve ser colocada no chão e que amplia o efeito dos graves.

Leve em conta o quanto você pode investir em caixas de som e qual o espaço que você tem disponível para definir qual disposição você irá utilizar.

Outra dica é investir em uma placa de som off-board. Além da qualidade superior, elas são mais capazes para lidar com sistemas de muitas caixas e som surround. Você pode ler mais sobre as configurações de caixa de som neste post.

Asus Phoebus

Caso você não tenha espaço para várias caixas de som, pode investir em um bom fone de ouvido. Existem fones que reproduzem áudio em 5.1 e até mesmo 7.1, o que pode ser uma solução bastante prática, principalmente para quem joga sozinho ou simplesmente não quer incomodar as outras pessoas da casa.

Controles de movimento e tapetes de dança

Não são só os videogames que podem contar com controles por movimento! Desde 2011, quando o Razer Hydra foi lançado, trazendo controles semelhantes ao do Nintendo Wii e PlayStation move, dezenas de opções chegaram ao mercado.

O próprio Kinect, lançado originalmente para o Xbox, pode interagir com o computador usando a SDK oficial da Microsoft. Até mesmo smartphones podem se tornar controles adicionais, através de aplicativos (leia mais sobre o kinect e controles por movimento aqui).

Para os fãs do arcade Dance Dance Revolution e seus derivados, há ainda diversos modelos de tapetes de dança. Os mais sofisticados são réplicas perfeitas das plataformas de fliperama e podem custar bem caro! Mas também há modelos tipo tapete, bem mais em conta, para quem não é tão viciado assim em dançar no computador.

Joysticks

Há uma infinidade de modelos de joysticks disponíveis no mercado. Desde volantes para simuladores de corrida (alguns com pedais para simular freios e aceleradores), a manetes que simulam os controles de um avião. Há também joysticks que simulam os controles de videogames como os clássicos Atari.

Os controles de vários videogames podem ser utilizados no computador também. Os joysticks do Wii e PlayStation 3 se comunicam por bluetooth, e podem ser facilmente reconhecidos com um software próprio. No caso do Xbox, que usa uma tecnologia proprietária, é necessário comprar um adaptador, vendido pela própria Microsoft, que se conecta à porta USB do computador.

Projetores

Um projetor pode ser uma boa alternativa às televisões e monitores – e estão cada vez mais populares. Na hora de comprar um equipamento é preciso avaliar a luminosidade (medido em ANSI lumens), taxa de contraste, qualidade de resolução e tempo de duração da lâmpada. Há também diversas tecnologias, LCD, DLP ou LED, cada uma com as suas peculiaridades. (clique aqui para saber quais tecnologias e configurações são melhores para você).

E você? Usa algum acessório bacana para jogar no computador? Acha que faltou algo na lista? Conte para a gente, nos comentários!

Comentários

Comentários