Os três erros mais comuns ao comprar produtos de informática

Você pesquisa, compara e busca se informar o máximo possível. Mas ainda assim, na hora de realizar a compra, bate sempre uma dúvida de última hora. “Será que é melhor eu levar esta placa de vídeo ou uma mais avançada? Qual fabricante é o melhor? Vale a pena gastar com esta caixa de som?”

Esta é uma situação típica ao comprar equipamentos de informática. Para te ajudar, preparamos uma lista com as dúvidas e os erros mais comuns – e como evitar cair neles. Confira:

Sempre comprar o produto mais barato

Muitas pessoas que desejam economizar na hora de comprar produtos de informática acabam tentando se convencer que pouco importa o nome do fabricante. Decidem que quanto mais barato, melhor! Está certo que fazer economia é sempre bem-vindo, e boas promoções devem ser aproveitadas, mas este pensamento pode ser um tiro pela culatra.

Cada fabricante utiliza materiais, processos e tecnologias diferentes. Ou seja, não é só a qualidade da matéria-prima que varia, mas também o modo como os componentes são produzidos e qual a arquitetura empregada, o que influencia no desempenho do computador e na compatibilidade do hardware com programas. Além é claro, do acabamento e na durabilidade dos produtos.

Fabricação

Para não  gato por lebre, o ideal é procurar fabricantes que sejam conhecidos no mercado. Além disso, você deve complementar a sua pesquisa em fóruns na internet lendo reviews e comentários de usuários sobre o desempenho e durabilidade dos componentes.

Não verificar a compatibilidade antes da compra

Antes de comprar aquela placa de vídeo de última geração, um mouse gamer ou mesmo um projetor multimídia 3D, é fundamental verificar a compatibilidade com o equipamento no qual o componente será conectado.

Esquecer de verificar a compatibilidade é um erro bastante comum que, além de deixar vários compradores na mão com um produto que não funciona, ainda pode prejudicar os equipamentos que você já possui.

Isto pode acontecer, por exemplo, na hora de fazer um upgrade no computador. Em qualquer PC, há uma fonte que distribui a energia elétrica recebida através da tomada para os diversos componentes da máquina – e cada um possui um consumo diferente. Quando você instala uma nova placa de vídeo, um novo processador ou qualquer outra peça, o consumo de energia pode ser alterado. Se este consumo aumentar demais, pode sobrecarregar o equipamento, superaquecendo a máquina. Além de diminuir a performance, isso pode danificar componentes.

Para evitar que isto ocorra, é preciso sempre conferir qual a capacidade da sua fonte e calcular o consumo que será gerado por componentes ou equipamentos extras (leia mais sobre fontes e veja como calcular o consumo aqui – link para o texto com a explicação da fonte).

O manual de praticamente qualquer peça ou equipamento está disponível na internet gratuitamente. Antes de fechar a compra, confira se o que está comprando vai funcionar legal com os equipamentos que você já tem.

Desprezar os periféricos

Muitas pessoas reservam quase todo o orçamento do computador para os processadores, placas de vídeo e memórias RAM mais avançados do mercado. Acaba não sobrando muito para investir em periféricos, como teclados, caixas de som, monitores  e fones de ouvido.

Super PC Corsair

O problema de se fazer isto é que o usuário acaba criando uma expectativa alta sobre o desempenho do seu computador, mas acaba não sentindo na prática todo o potencial da máquina. Isto é ainda mais comum para gamers, que necessitam de alto desempenho durante os jogos.

Os periféricos, além de representarem um investimento baixo em relação ao custo total da máquina, influenciam em muito na experiência de uso do computador. Não se preocupe, aqui na WAZx já explicamos como escolher teclados e mouses de alto rendimento, como investir no áudio da sua máquina e até como escolher um bom projetor multimídia, para jogar e assistir filmes como se estivesse no cinema.

E você, já cometeu algum erro ao comprar produtos de informática? Possui alguma dúvida? Comente no nosso blog com a sua experiência ou suas sugestões. Aproveite e leia outros dos nossos textos com dicas específicas para escolher os componentes e periféricos para computadores e outros aparelhos de informática.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *