A tecnologia de controles por movimento é relativamente recente no mercado, mas já revolucionou as possibilidades das pessoas jogarem videogames e interagirem com computadores.

A novidade começou com o Nintendo Wii e ganhou fôlego com os lançamentos, em setembro de 2010, do Wii Remote Plus e PlayStation Move, ambos utilizando o controle para captar os movimentos das mãos dos usuários e transmiti-los ao videogame.

Passaram-se poucos meses e, em novembro do mesmo ano, já estava disponível o Kinect, tecnologia para o Xbox 360 da Microsoft, que deu um novo passo em relação ao controle por movimento anteriores: desta vez, não há mais joysticks e sim uma conjunto de câmera, sensor e microfone para captar diretamente gestos, movimento e voz dos jogadores.

A tecnologia chegou (oficialmente) aos computadores alguns meses depois quando, em junho de 2011 o Kinect já estava disponível para PC (o lançamento no mercado brasileiro aconteceu apenas um ano mais tarde). O Kinect, que recebeu uma nova versão 1.5 em maio de 2012, promete ainda mais com a aguardada versão do Xbox One para PC, que deve ser anunciada ainda em 2013.

kinect-pc

Parece magia, mas é tecnologia!

O Kinect é, de forma simplificada, uma câmera conjugada com um sensor para captar as dimensões dos jogadores, diferenciar os usuários do espaço e objetos ao redor e entender os diferentes movimentos e expressões.

O aparelho é composto por uma câmera RGB (o mesmo esquema de iluminação de computadores e televisões, com canais em vermelho, verde e azul) para o reconhecimento facial; um sensor de profundidade, que rastreia o ambiente; um microfone que capta vozes e diferencia ruídos; e, claro, um processador e o software.

A versão do Kinect para PC permite diversas interações com o computador. Você pode tanto desenvolver aplicações através do kit para desenvolvimento do Kinect para Windows (baixe o SDK gratuitamente aqui ), ou mesmo procurar tutoriais e aplicativos já desenvolvidos para utilizar na sua máquina (veja aqui um exemplo de como transformar o Kinect em webcam).

kinectSdkTest

Requisitos básicos para o Kinect

Para utilizar o Kinect no PC é preciso ter sistema operacional Windows 7 ou 8. É preciso ter também os seguintes softwares instalados no sistema:

1) .NET Framework 4.0 – que é uma plataforma para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações da Microsoft (você pode baixá-la aqui)

2) Microsoft Visual Studio 2010 Express ou outra edição do Visual Studio 2010 – que são um pacote de programas para desenvolvimento de software dedicado ao NET Framework (você pode baixá-lo aqui)

Além disso, os requisitos básicos para o seu PC são:

1) Processador dual core de 2,66 GHz ou mais rápido (leia mais sobre processadores aqui – link para o texto de processadores)

2) Entrada USB 2.0

3) Ao menos 2 GB de RAM (leia mais sobre memória RAM aqui – link para texto de memória RAM ou do upgrade de PC)

4) Por último, é claro, comprar o dispositivo do Kinect para Windows (link para comprar no site da Waz)

*O seu computador pode possuir 32 bits (x86) ou 64 bits (x64).

Como configurar o Kinect

Configurar o Kinect para Windows no PC é uma tarefa relativamente simples. Antes de conectar o dispositivo ao seu computador, centralize o sensor horizontalmente em frente ao monitor. Posicione o sensor em uma superfície plana que não balance, longe da borda (não é recomendável deixar o sensor perto de alto-falante ou superfície com vibração bem como livre da exposição ao sol ou em locais que recebam vento). Certifique-se que a parte da frente não esteja impedida por fios, cabos ou qualquer objeto.

Com o dispositivo corretamente posicionado, conecte o Kinect ao computador e siga o passo-a-passo de instalação. Se tiver dúvida, você pode consultar a seção de perguntas frequentes do Kinect para Windows do site oficial da Microsoft (link)

kinect pc

O Leap, concorrente do Kinect, já chegou

Lançado em julho de 2013, o Leap é a mais recente tecnologia de controle por movimentos – é concorrente direto do Kinect. Desenvolvido pela Motion Control, nos EUA, o Leap é um pequeno dispositivo acoplado ao computador que funciona através de sensores (ele utiliza dois) que enviam dados para o PC.

Segundo a Motion Control, o Leap pode ser usado para tarefas simples como realizar o scroll de páginas de internet através do movimento das mãos a tarefas mais complexas como modelagem 3D, tratamento de imagens, ilustração e mesmo para jogos que utilizam sensores de movimentos, como os populares “Angry Birds” ou “Fruit Ninja”.

leap-motion

Opções similares ao Wii e Move para PC

Lançado no início 2011, o Razer Hydra foi pioneiro em trazer a funcionalidade de controle por movimentos de games como Wii e o Playstation Move para o PC. Ele funciona de forma similar aos controle destes dois consoles, com os movimentos sendo interpretados a partir da utilização de uma manete segurada nas mãos. O Razer funciona em compatibilidade com determinados jogos para computador.

razer-hydra-gallery-3

A fabricante é uma conhecida produtora de periféricos para PC que produz, além do controle por movimento, teclados e mouses para gamers (leia mais sobre o assunto aqui) e joysticks.

Após o Razer, vieram outras tecnologias similares, como o Wizard Stick, da Genius, que também reconhece os movimentos a partir de um controle segurado nas mãos. O Wizard inclusive permite que smartphones sejam adaptados a partir do download de um aplicativo para se transformarem em controles adicionais para interagir com o PC.

Genius_Wizard_Stick_Box_HiRes

E você, conhece mais controladores por movimento?

Se você conhece mais aparelhos ou controles por movimento, conte para a gente. Se tiver dúvidas sobre dispositivos ou periféricos, envie suas questões para nós. Conte também suas experiências na utilização desses aparelhos e quais seus preferidos.

Comentários

Comentários