Calibragem de cores: liberte todo o potencial do seu monitor

Você sabia que o azul que aparece na tela do seu computador pode, na verdade, ser originalmente um roxo? E que os pretos talvez sejam mais esverdeados ou os amarelos mais próximos do laranja? Isto acontece porque muitos computadores não estão calibrados para reproduzirem as cores adequadamente.

Pode parecer apenas um detalhe, mas a calibragem correta é fundamental para profissionais como designers, ilustradores, animadores, fotógrafos e produtores de vídeo, dentre muitos outros. Além disso, telas mal calibradas podem comprometer a qualidade de filmes e games.

A boa notícia é que calibrar um computador é uma tarefa simples que você mesmo pode realizar. Siga o nosso passo-a-passo e utilize sua tela com o máximo de potencial.

Guia rápido para calibrar o seu monitor

Para começar os ajustes, vá no botão Iniciar e digite na barra de pesquisa “calibragem de cores” para acessar a opção “calibrar cores do vídeo”. Após ler as instruções da tela inicial de calibragem, clique em avançar.

Na tela seguinte, haverá um modelo com diversos círculos que exibem qual deve ser a forma correta de visualização da tela, baseado na correção do gama, que descreve a relação entre o valor de entrada digital e a intensidade da luz que é emitida pelo vídeo. Esta é uma forma de correção de luminosidade existente em imagens digitais, como telas de computador e televisores. Veja bem qual é o padrão ideal de visualização e tente reproduzi-lo na tela a seguir, deslizando um controlador vertical para alterar a imagem central.

gama

É importante ressaltar que esta forma de calibragem é o padrão para computadores com Windows 7. Máquinas com outras versões de Windows podem pedir ajustes diferentes, mas todos eles se baseiam na mesma função “calibrar cores do vídeo” acessada através do menu Iniciar.

Após ajustar o gama, você deverá calibrar o brilho. A operação é semelhante à anterior. O sistema irá te mostrar três visualizações diferentes e indicar a ideal. Depois, você deve deslizar o controlador tentando reproduzir a melhor forma de visualização. O mesmo irá se repetir em seguida para o contraste.

contraste

Concluindo os ajustes de contraste, o assistente irá solicitar a correção de RGB, que são as três frequências de cores utilizadas nas telas de computadores (vermelha, verde e azul) e que formam todas as outras cores que visualizamos. Novamente, deslize o controlador até ajustar os tons de cinza de acordo como é informado pelo assistente.

Com as correções concluídas, você comparar os resultados alternando entre as opções “calibração anterior” e “calibração atual”.

Além disso, ao final, você terá a opção de ajustar a exibição de texto na tela. Deixe selecionado a caixa “Iniciar Clear Type” e ajuste as visualizações de texto de acordo com as suas preferências. Serão exibidas uma série de etapas de visualização de textos para que você defina qual é a mais adequada (o método é similar a um exame de vista). Após selecionar as melhores alternativas, clique em concluir para finalizar a calibragem.

 cleartype


Investindo em calibragens mais avançadas

Existem também programas que complementam a calibragem das cores. Um deles é o Calibrize, que pode ser baixado gratuitamente. Há também uma extensão da Adobe, o Adobe Gamma, que cumpre o mesmo objetivo. Estes tipos de programas são autoexplicativos e, no geral, trazem novos testes para afinar os ajustes do monitor.

Você também irá encontrar no mercado ferramentas pagas para a calibragem, como o i1 Display e o ColorMunki Smile. O investimento fica de acordo com o seu bolso e a sua necessidade de uso do computador. A regra é comprar de fornecedores confiáveis e, se possível, consultar na página do fabricante do seu computador se existe alguma indicação de aparelho para calibragem.

E então, conseguiu calibrar corretamente seu monitor? Escreva para nós contando se percebeu alguma diferença na imagem da sua tela ou se teve problemas durante a calibragem. Aproveite e leia mais no blog da Waz sobre performance do vídeo e se vale a pena investir em um upgrade para a sua máquina, como uma placa de vídeo mais avançada

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *