Som de cinema no seu computador

Apesar da difusão dos home theater para televisores, ainda há quem não abra mão de assistir filmes e seriados no próprio computador. Serviços de streaming, como o Netflix, e a quantidade de jogos disponíveis tornam o pc uma opção mais atraente que a televisão para muitos. Para estas pessoas, além da qualidade da imagem, é fundamental ter um sistema de som de ponta.

Se você quer investir em um sistema de som igual ao de cinema para o seu PC, mas é marinheiro de primeira viagem, confira aqui algumas dicas sobre a escolha de equipamentos e componentes para turbinar o som da sua máquina.

Escolha quantas caixas de som você irá utilizar

A primeira dúvida que costuma surgir na hora de escolher os equipamentos para o som do seu computador é definir quantas caixas de áudio você irá utilizar. Para isto, é preciso entender o que significam os números 2.1, 5.1, 6.1 e 7.1.

O primeiro numeral antes do ponto diz do número de caixas de som que o sistema possui. Ou seja, um kit 2.1 tem duas caixas, enquanto um 7.1, sete. O segundo numeral representa o subwoofer– uma caixa mais pesada que deve ser colocada no chão e que amplia o efeito sonoro dos sons graves, além de reproduzi-los com mais exatidão.

P3060_enl

As disposições mais comuns de home theatersão as 5.1, que possui cinco caixas de som: duas na frente, duas atrás e uma central, além do subwoofer. Este sistema é o mais comum no mercado, tanto para computadores quanto para televisores.

Os kits em 6.1 adicionam uma caixa de som mono, que é a surround back. Ela fica atrás do usuário, direcionada para a frente. Já os kits em 7.1 possuem duas caixas traseiras, uma surround backesquerda e outra direita, para aumentar a dispersão do som nesta direção.

Tenha em mente o quanto você pode investir em caixas de som para definir qual disposição você irá escolher. Pesquise entre as configurações de diferentes marcas e veja qual se adequa ao seu bolso. Os preços variam muito de acordo com a quantidade e qualidade das caixas, mas é possível encontrar opções bacanas e acessíveis no mercado. Conversar com um vendedor de confiança pode ser uma ótima idéia nesta hora.

Outro fator a ser considerado é o espaço que você tem disponível: não adianta comprar sete caixas de som se o cômodo for tão pequeno que você precise fazer acrobacia para não tropeçar no equipamento toda vez que entrar ou sair do quarto. É claro, existem caixas de som sem fio, que custam mais caro, então saiba claramente o quanto você pode investir.

Z906_FOB_Large_72_dpi1

Invista em uma placa de som off-board    

Uma placa de som off-board é aquela que não vem integrada na placa-mãe do seu computador, mas num componente separado, que possui funcionamento próprio e pode ser atualizado ou trocado de acordo com as compatibilidades da sua máquina. De uma forma geral, as placas de som off-board possuem qualidade superior às placas integradas convencionais e, com isso, preços mais altos também.

Se possível, seu uso é recomendado. Mesmo modelos bastante em conta permitem a conexão de várias caixas ao computador. Elas também permitem maior qualidade na execução de áudio na máquina e liberam o processador da tarefa de decodificar e reproduzir áudio, o que pode aumentar o desempenho do sistema.

As placas de som off-board podem ser comparadas a partir de várias configurações, como resolução (número de bits que a placa utiliza) e a taxa de amostragem (quantidade de pontos por segundo que a placa de som consegue capturar e reproduzir). A regra é: quanto maior o número, maior a qualidade. Já a relação de ruído, simbolizada pela sigla SNR (Signal to Noise Ratio, no inglês) e a distorção harmônica, ou THD operam na lógica oposta: quanto menores os números, maior é a qualidade na reprodução de sons. Você pode ler mais sobre as especificações de caixa de som neste post.

Compare os preços dos modelos de placas de som off-board disponíveis no mercado e veja qual se encaixa no seu orçamento. Como elas são um componente à parte do seu computador, você pode iniciar com um modelo mais simples e progredir no investimento após uma primeira experiência.

creative_sb1354_1

Faça escolhas de acordo com a sua realidade

Como já mencionamos anteriormente, é preciso definir o número de caixas de som que você irá utilizar de acordo com o espaço que você tenha disponível. O valor do investimento nas caixas e na placa de som off-board, é claro, também depende do seu orçamento.

Uma solução possível se você não tem espaço para instalar várias caixas de som ou vive em um local onde não possa gerar ruídos é investir em fones de ouvido de alta qualidade. Existem fones que reproduzem áudio em 5.1 e até mesmo 7.1, o que pode ser uma solução bastante prática. Além de não ocuparem espaço, eles dão privacidade e garantem que você não vai incomodar as pessoas da sua casa e seus vizinhos. O lado negativo dos fones é para compartilhar com alguém um filme ou jogo no seu computador você precisará comprar mais aparelhos, o que provavelmente será mais caro que comprar caixas comuns. Um ponto que pode ser negativo ou positivo é que eles isolam o ruído ambiente. Se por um lado os carros na rua vão te incomodar menos, por outro você também não vai ouvir a campainha de casa ou o telefone.

tiamat

Após comprar seu equipamento, dê uma lida nas orientações do fabricante para aproveitar ao máximo os aparelhos. Se estiver com dúvidas na instalação, um técnico de confiança pode ser uma boa solução. Lembre-se de ajustar no seu sistema operacional as configurações de som para o seu equipamento.

E você, já tem um sistema destes ou conhece mais sugestões para quem quer ter som de cinema no seu computador? Conte para a gente, nos comentários!

Comentários

Comentários


1 comment

[…] Além disso, você pode investir em uma boa placa de som. Quanto mais avançada a placa, mais alta será a taxa de reprodução. Em jogos de última geração, por exemplo, uma boa placa de som pode fazer toda a diferença, possibilitando a reprodução fiel enquanto o game é executado. Há também placas com capacidade de reprodução de som surround que criam um ambiente mais imersivo. Você pode inclusive utilizar os fones de ouvido para criar um home theater. […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *