Pimp my PC! Isso mesmo, este texto foi escrito para ajudar a turbinar a sua máquina. Embora não exista fórmula mágica que transforme uma carroça em Ferrari, com alguns passos básicos é possível ter ganhos significativos na velocidade com que seu computador realiza tarefas rotineiras. E já que o assunto é desempenho, sem mais rodeios, vamos começar?

 Dieta na inicialização

A primeira grande trava no desempenho do seu computador é a inicialização. Quanto maior for o número de programas que rodam quando você liga a sua máquina, mais trabalho o seu PC terá para inicializar e, consequentemente, mais tempo irá levar.

computer-freeze-comic

A boa notícia é que existe uma forma simples para reduzir a quantidade de programas que iniciam com o seu computador. Abra o menu Iniciar e digite “msconfig” (sem aspas). Ele irá abrir uma janela de configuração do sistema. Nela você pode acessar a lista de processos que inicializam junto ao Windows, na aba “Inicialização de Programas”. A dica aqui é eliminar os itens que você não considere necessários. Se você estiver em dúvida se um processo pode ou não ser removido da lista, pesquise por ele na internet antes de descartá-lo. Você não vai querer, por exemplo, o driver de vídeo deixando de funcionar no computador, não é?

msconfig

 

Faxina na área de trabalho

Você criou centenas de atalhos na área de trabalho, há uma infinidade de “novas pastas” espalhadas na sua tela e ainda existem fotos e arquivos soltos por todos os lados. Bonito, não? A questão é que, além de não ser nada organizado, uma área de trabalho lotada diminui a velocidade de inicialização do seu PC.

A dica é realizar uma faxina geral. Delete arquivos que sejam desnecessários, organize as pastas dentro dos seus documentos e faça backup dos seus arquivos. Limpe também atalhos desnecessários na barra de tarefas. Pense que a área de trabalho é como a sua escrivaninha. Se você precisar lutar com cadernos e estojos toda vez que escrever uma frase, seu trabalho provavelmente vai demorar mais a ficar pronto.

Desktop

 

Vacina na máquina

Manter seu anti-vírus atualizado e realizar verificações regularmente é fundamental para diminuir as chances de problemas no seu computador. Os vírus, além de poderem danificar o seu sistema e eliminarem arquivos, podem prejudicar o desempenho de qualquer máquina. O mesmo vale para anti-spywares, que aumentam a proteção do seu PC na internet.

que-males-os-virus-podem-causar-em-minha-maquina_g


Controle de efeitos

Uma forma fácil de aumentar o desempenho do computador, sobretudo para quem utiliza programas gráficos, vídeos e jogos, é ajustar os efeitos visuais. Diminuir a qualidade das animações, efeitos e filtros pode aumentar a velocidade da máquina. Você pode realizar os ajustes acessando o programa da sua placa de vídeo e modificando os parâmetros entre ênfase no desempenho ou na qualidade. Você pode também ajustar as opções de energia ligadas à velocidade do computador. Fique atento que, quanto mais agressivas as configurações, maior será o gasto de energia.

painelnvidia

Descarte de temporários

Limpar arquivos temporários pode liberar quantidades absurdas de espaço na sua máquina, deixando o computador mais leve. Miniaturas e relatórios de erros também merecem ir para o lixo periodicamente. Basta clicar com o botão direito no disco rígido (provavelmente se chama C:) e selecionar a opção limpeza de disco. Você pode customizar quais arquivos deseja apagar. O mesmo vale para cookies e arquivos de internet temporários: frequentemente, apague os rastros da sua navegação para deixar o PC mais eficiente. Aproveite também e desfragmente o computador clicando no disco rígido com o botão direito e selecionando “desfragmentar” ou baixando programas para tal. Em máquinas mais antigas, essa operação traz resultados mais acentuados.

limpeza-disco

Cuidado constante

Aumentar o desempenho é uma tarefa pontual. Mantê-lo alto é um esforço contínuo. O ideal é criar o hábito de sempre passar pelas etapas acima, além de monitorar o desempenho do computador e do que o prejudica. O Windows possui o clássico Gerenciador de Tarefas (CTRL + SHIFT + ESC), que avisa quais os programas e processos tomam mais tempo e capacidade da máquina. Além disso, você pode instalar programas específicos que monitorem a utilização do computador e permitam fazer melhorias no sistema. É claro, pesquise bem nos sites dos desenvolvedores dos programas para ter segurança e utilizá-los corretamente. E repita sempre: organização e limpeza são as suas maiores aliadas para manter o bom desempenho do computador.cuidado constante pc

Comentários

Comentários