Placa de Som off-board: vale a pena?

Som é parte essencial da experiência de uso de qualquer computador. Alguns usuários entretanto, levam as capacidades de som de suas máquinas mais a sério . Colecionadores de música, jogadores de games de última geração e profissionais de edição de vídeo são alguns dos que dão maior valor ao áudio. Se você se encaixa em alguma destas categorias é bem provável que já tenha se questionado: vale a pena comprar uma placa de som off-board?

Para quem é indicada uma placa off-board?

A primeira resposta para esta pergunta é: depende. Uma placa de som off-board é aquela que não veio integrada na placa-mãe do seu computador. Trata-se de um componente separado, que possui funcionamento próprio e pode ser atualizado ou trocado de acordo com as compatibilidades da sua máquina. De uma forma geral, as placas de som off-board possuem qualidade superior às placas integradas convencionais e, com isso, preços mais altos.

Devido ao custo, o investimento em uma placa de som off-board costuma ser recomendado para quem utiliza profissionalmente o computador, seja produzindo e editando vídeos, músicas ou trilhas sonoras. A placa também pode ser um bom negócio se você é um gamer assíduo, se o seu grande hobby for colecionar e ouvir música no computador ou se você quiser montar um Home Theater a partir da sua máquina, conectando diversas caixas de som.

As principais vantagens de uma placa de som off-board são conferir mais qualidade à execução de áudio na sua máquina, possibilitar conexões de diversas caixas de som sincronizadas e também liberar o seu processador da atividade de reproduzir áudio, o que pode aumentar o desempenho do seu sistema, por exemplo, para rodar jogos.

Se você se encaixa nestas situações, uma placa de som off-board é indicada. Entretanto, é preciso notar que a placa irá trazer pouco ou nenhum ganho para quem ouve MP3 e outros arquivos de áudio de baixa qualidade. Se a sua utilização do computador se restringe a ouvir e compartilhar áudio e vídeo em redes sociais ou reproduzir músicas em MP3, provavelmente o investimento em uma placa de som off-board não irá compensar.

Creative Sound Blaster Recon3D Fatal1ty Champion

Como escolher uma placa

As placas de som off-board podem ser comparadas a partir de várias configurações. Uma delas é a resolução de som permitida. Este valor é medido em bits. Quanto maior a resolução, maior a capacidade da placa para reproduzir e gravar nuances suaves no áudio. Isto permite som mais fiel.

Outra especificação é a taxa de amostragem, ou frequência de amostragem. É um número que mostra quantas vezes, no intervalo de um segundo, a placa é capaz de ler ou escrever informações sonoras. Taxas de amostragem mais altas produzem sons mais fieis e ricos em detalhes.

A relação de ruído, que costuma ser simbolizada pela sigla SNR (Signal to Noise Ratio, no inglês), informa a quantidade de interferência sonora em decibéis que ocorrer durante o funcionamento da placa de som. Quanto menor for a relação de ruído, mais puro será o som reproduzido pela placa.

A distorção harmônica, ou THD (Total Harmonic Distortion, no inglês), informa a distorção e produção de ruído na transmissão do som da placa para caixas e fones de ouvido. Assim como na relação de ruído, quanto menor for a distorção harmônica, mais puro será o som transmitido pela placa.


Creative Sound Blaster X-Fi Surround 5.1 Pro

Uma outra característica importante das placas de som off-board é o tipo de sintetizador utilizado. A tecnologia do sintetizador irá dizer da capacidade da placa de “ler” os arquivos de áudio comprimidos (os chamados MIDI) sem perda de informação, ou seja, de qualidade. As placas de som mais modernas atualmente utilizam a tecnologia Wave Table, mas você também irá encontrar placas com tecnologia FM.

Além disso, as placas de som off-board trazem uma pequena quantidade de memória RAM. Quanto maior, melhor, pois libera o sistema do seu computador aumentando o desempenho da máquina durante a reprodução de áudio. Há placas que também trazem amplificadores, embora modelos mais simples possam não oferecer.

Se você deseja investir em uma placa de som off-board compare os preços dos modelos disponíveis no mercado e veja qual se encaixa no seu orçamento. Como elas são um componente à parte do seu computador, você pode iniciar com um modelo mais simples e progredir no investimento após uma primeira experiência. Além disso, é preciso investir também em fones de ouvido de boa qualidade e caixas de som que acompanhem a qualidade da sua placa, caso contrário, você pode não perceber o ganho de qualidade na reprodução de áudio.

Creative Sound Blaster ZX

E você, tem mais dicas para escolher uma placa de som off-board? Comente!

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *