Teclado e Mouse Gamer – Como escolher?

O seu feiticeiro entra no último nível da masmorra e acaba cercado por uma horda de orcs furiosos. Você se prepara para disparar uma bola de fogo ou uma maldição de insetos. Mira nos monstros, e bem na hora que vai clicar para atacar já é tarde e seu personagem acaba trucidado pelos inimigos. Sabia que o culpado pela morte do seu feiticeiro pode estar bem próximo de você? Mouses e teclados que não foram projetados para jogos podem ser uma pedra no sapato de gamers.

Como escolher um mouse gamer

Uma das principais características de um mouse para jogos é a sensibilidade. Quanto mais precisamente ele responder aos seus movimentos, melhor. A sensibilidade dos mouses é medida em DPIs, que significa dots per inch, em inglês, pontos por polegada. Há mouses que possuem regulagem de sensibilidade no próprio equipamento, sem precisar recorrer à ajustes no computador. Isto permite que você alterne entre movimentos amplos e curtos muito rapidamente. Excelente para fazer ajustes finos na sua mira, por exemplo.

Já taxa de captação é medida em Hertz (ciclos por segundo) e se refere à capacidade do mouse de trocar informações com o computador. Quanto maior, melhor, afinal o mouse irá se comunicar mais velozmente com a sua máquina. Isto resulta em respostas mais rápidas aos seus comandos.

mouse g9x

O peso e o tamanho são características que variam na preferência de jogador para jogador. Alguns preferem modelos maiores, outros menores. O mesmo acontece com o peso. Um aparelho leve demais não dá estabilidade ao movimento, enquanto um muito pesado força os braços e prejudica o seu movimento. Claro que a referência de leve e pesado depende do seu tamanho, força e peso. Por isso, há modelos que possuem pesos que podem ser colocados ou removidos para que se encontre o peso ideal para todo jogador.

A escolha entre mouses wireless ou com fio também depende do comprador, mas, no geral, equipamentos para jogos usam fio. O motivo é a garantia de uma conexão estável com o computador, livre de interferências. Há modelos wireless profissionais também, que vão garantir excelente perfomance. Só não são tão comuns.

cyborg mouse gaming

Como escolher um teclado gamer

Assim como na compra do mouse, uma das principais características na escolha do teclado é a capacidade de trocar informações com o computador. Taxas de relatório mais altas são melhores, mas no quesito tempo de resposta, quando menor o número, melhor. Muita atenção para não confundir os dois!

Outra característica importante para um teclado é a capacidade de enviar informações simultâneas. Existe, nos teclados comuns, um fenômeno chamado ghosting. Devido à forma como são construídos os circuitos dos teclados, eles não conseguem entender algumas combinações de teclas.

Isto só acontece quando 3 ou mais teclas são pressionadas ao mesmo tempo. Não é um problema quando estamos digitando ou navegando na internet. Mas em um jogo, você pode estar ao mesmo tempo apertando o botão de andar, correr, atirar e tentar dar um pulo, por exemplo. Dependendo das teclas usadas, o comando pode não ser registrado. Já imaginou perder uma partida por quê o seu botão de tiro não funciona se você estiver andando e correndo?

Por isso existem modelos projetados especialmente para evitar o ghosting. As técnicas usadas para isto variam em cada fabricante. Existem modelos capazes de registrar mais de 20 teclas  sendo pressionadas simultaneamente.

teclado-corsair-p-games-vengeance-gaming-k60-ch-9000004-br_MLB-F-3087330105_082012

A customização também é uma característica importante para gamers. Há teclados que possuem teclas programáveis e possuem memória interna, para guardar diferentes perfis de uso. Os teclados também podem possuir uma grande variedade de teclas de atalho pré-programadas, como botões para navegação na internet, teclas de controle de música e até modelos temáticos, com atalhos de ações de diversos jogos.

Na hora de escolher, você também terá inúmeras opções de acabamento, cores, iluminação e diferentes resistências e nível de ruído nas teclas. Estas características não afetam diretamente a performance do aparelho, são apenas estéticas. Escolha o que mais combina com o seu estilo!

Anansi1

E você, caro leitor? Ainda joga com teclado e mouse comuns ou já fez o upgrade para modelos de gamer? Sentiu a diferença? Compartilhe suas histórias e diga-nos o seu modelo favorito, nos comentários!

Comentários

Comentários


2 comments

Quando se trata de escolher nossos equipamentos gamer é preciso ter bastante calma e pesquisar muito. A maioria das pessoas acham que os Produtos da Razer são os melhores, mais são os que mais dão defeito, só possuem marketing encima da marca.

O DPI mais alto as vezes pode atrapalhar o jogador, mais s o fato de podermos alternar sua preciso por apenas um boto no mouse auxilia bastante.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *