[Novidade] Intel Core i7-875K e Core i5-655K

A Intel mantinha até pouco tempo atrás apenas um processador com multiplicador destravado, membro da família de modelos Extreme Edition (com o Core i7 980X o membro mais atual) e com precinhos nada digeríveis de $999. Claro, era o carro chefe dos processadores desktop, mas acessível para pouquíssimos.

Até que enfim a Intel mudou um pouco a sua filosofia, afinal, “quando você conquista um consumidor entusiasta, você tem o potencial de influenciar outros 10 consumidores”. Resultado? Mais “dim dim” no bolso.

Os novos processadores Intel com multiplicador destravado são conhecidos como :

– Core i7 875K:
4 núcleos (até 8 com Hyper Threading) / 2,93GHz / até 3,6GHz (Turbo Boost) / 8MB cache L3 / 45nm.

– Core i5 655K:
2 núcleos (até 4 com Hyper Threading) / 3,2GHz / até 3,46GHz (Turbo Boost) / 4MB cache L3 / 32nm / GPU integrada @ 45nm.

Os processadores lançados são basicamente versões já existentes (como o i7 870 e o i5 650) com a novidade do multiplicador destravado.

Claro, a Intel não deixa de avisar que “alterar a frequência ou a tensão pode reduzir a estabilidade e a vida útil do sistema e do processador, causar falhas, problemas como elevada temperatura e até sobre a integridade dos dados”. Por outro lado a Intel recomenda esses novos processadores pois com o multiplicador destravado é mais fácil atingir um determinado overclock com maior estabilidade e menor elevação de tensão. 🙂

Mas o foco da novidade não é quebrar recordes ou atingir os mais ferrenhos  entusiastas do overclock, e sim prover uma opção para integradores e usuários que querem fazer overclock no processador, mas com maior facilidade e sem precisar de uma placa mãe possante com milhares de opções no bios.

Alguns reviews você pode ver em: 1 / 2 / 3 / 4.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *