[Novidade] Asus Splendid MA3850 HTDI 512M

Hoje em dia não dá pra deixar em branco as placas de vídeo mid e top de linhas e suas dimensões elevadas. Será que não é possível ter uma placa possante num tamanho reduzido para o desktop?

A Asus aprensenta a sua nova placa de vídeo Splendid MA3850 HTDI 512M, baseada em um módulo MXM… o mesmo utilizado pelas placas de vídeo para notebooks. O que o usuário ganha com isso? De início, tamanho, ou melhor a falta dele. Só de olhar a placa já dá pra ver que o comprimento de uma Radeon HD 3850 é bem maior que a Asus MA3850, apesar do cooler de dois slots. O consumo é outro item que é reduzido.

Clique para ampliar

Em segundo lugar, é uma placa modularizada, ou seja, o usuário poderia retirar o módulo da Mobility Radeon HD 3850 e colocar outro módulo compatível, digamos, de uma placa mais possante ou de uma geração futura. Claro, o problema aí reside em compatibilidade e também em disponibilizar os módulos MXM para o público.

Clique para ampliar

A MA3850 tem interface PCI Express 16x, suporta a tecnologia ATI PowerPlay e vem com GPU @ 668MHz. As memórias – 512MB @ 256bits rodando a 1,65GHz – não ficam no módulo MXM onde está a GPU Mobility HD 3850, e sim no próprio PCB da placa de vídeo. O desempenho por outro lado não fica devendo nada para a Radeon HD 3850.

Se a grande maioria das placas Asus suporta a tecnologia Splendid, você deve estar se perguntando o porquê da MA3850 ter a tecnologia em seu nome. Basicamente, no PCB da placa está um novo processador Splendid para vídeo em alta definição que também oferece correção de gama de 12bits, melhora de cores em 7 regiões, contraste dinâmico em tempo real para 2D e outras vantagens sem onerar o processador ou a GPU.

As saídas de vídeo ficam por conta de um conector DVI-D, um DVI-I e um S-Video. Outras tecnologias que a Asus integra são a Gamer OSD, Video Security Online e Smart Doctor.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *