Hoje a NVIDIA perdeu o posto High-End para a nova placa de vídeo da AMD/ATI. Tudo bem a  NVIDIA ter mantido o posto por mais de um ano, afinal, antes tarde do que nunca né AMD/ATI?

A Radeon HD 3870 X2 é basicamente a união de duas HD 3870 de 512MB em um mesmo PCB (Placa de Circuito Impresso), mais ou menos do tamanho de uma GeForce 8800 Ultra.

As duas GPUs da X2 trabalham um pouco mais rápido que as da HD 3870: são 825MHz contra 775MHz. Em contraste, as memórias GDDR4 de 2,25GHz foram deixadas de lado em favor das GDDR3 de 1,8GHz.

Clique para ampliar        Clique para ampliar

Mesmo com um sistema de refrigeração de dois slots que combina dissipadores de cobre e alumínio, a placa como um todo passa longe de ser um êxito em leveza: São mais de 1000g (ou 1kg). O consumo em carga máxima (~200W) é quase o dobro da HD 3870 (~105W), mas em descanso a placa consegue ser bem menos esfomeada. A energia é provida não só pelo slot PCI Express de 16x, mas também por dois conectores PCI Express: um de 6 pinos e um de 8 pinos (pra funcionar, dois de 6 pinos são suficientes).

Apesar da HD 3870 X2 utilizar a tecnologia CrossFire para paralelizar o poder de fogo das duas GPUs RV670, não é necessário uma placa mãe que suporte a tecnologia CrossFire, o que é uma grande vantagem do ponto de vista da compatibilidade e abre mais portas. Claro, se você tiver uma placa mãe que ofereça suporte para a tecnologia CrossFireX, será possível colocar duas dessas placas para ter, em teoria, quatro GPUs e um elevado poder de processamento. O problema são os drivers (que também precisam suportar o game para utilizar ambas as GPUs e não somente uma), e pelo visto assola não só a AMD/ATI como também a NVIDIA. Por quê será que todo lançamento só mostra o poder de fogo (veja que Gizmo não disse “todo o poder de fogo”) depois de vários meses? Humm…

A HD 3870 X2 oferece duas portas DVI-I Dual Link e uma conexão S-Video, mas alguns parceiros como a Asus já oferecem soluções com refrigeração customizada assim como até quatro portas DVI. Outros parceiros como a Sapphire preferiram (por enquanto) não alterar a placa original (tirando o adesivo e alguns acessórios).

Clique para ampliar

A MSI por outro lado, lançou além do modelo básico, uma versão com um pequeno overclock: as GPUs agora trabalham a 850MHz (25MHz a mais que o padrão).

Clique para ampliar

Veja alguns testes em 1 /2 / 3 / 4. A HD 3870 X2 deverá custar menos do que duas HD 3870. Resta saber quanto tempo (semanas? meses?) o “reinado” da HD 3870 X2 vai durar, afinal, a NVIDIA já tem a concorrente (um sanduíche de duas placas) a caminho…

Comentários

Comentários