[Lançamento] AMD Phenom Black Edition

Tudo bem, o processador AMD Phenom não é novidade, mas a versão Black Edition é. Iniciada já nos últimos modelos mais possantes da série Athlon 64 X2, a versão Black Edition traz uma (isso mesmo: uma) vantagem para os overclockers: O multiplicador destravado.

Normalmente os overclockers têm que elevar o valor do Hyper Transport acima do padrão de 200MHz para acelerar o processador, e claro, nem sempre é fácil chegar a números elevados. O multiplicador normalmente é o método mais fácil e rápido (se não fosse, não seria um dos itens que os fabricantes mais alteram para diferenciar um modelo de outro).

Clique para ampliar

A versão BE do Phenom lançado é a 9600, que tem os quatro núcleos de processamento trabalhando a 2,3GHz, 512KB de cache L2 dedicado para cada núcleo, 2MB de cache L3 compartilhado, socket AM2+, TDP de 95W, processo de 65nm, suporta Hyper Transport 3.0 e memórias DDR2 de 1.066MHz (PC2-8500).

Mesmo sendo um atrativo para os usuários, o Phenom ainda está longe de ser um ótimo concorrente frente ao Intel Core 2 Quad, visto que o processador da AMD ainda apresenta um desempenho inferior na média dos benchmarks e mantém custo similar ou maior que a solução da Intel. Até fabricantes de placas mãe não acham que o Phenom Black Edition irá elevar a demanda de seus produtos, ainda mais por ser a versão B2, bugada (que tem o desempenho reduzido com o patch que corrige seu problema).

E finalizando a novidade da AMD, não há melhor contraste que o anúncio da Intel para seus parceiros. Os processadores Core 2 Quad de 45nm (Penryn), mais precisamente os modelos Q9300, Q9450 e Q9550, não serão lançados em Janeiro de 2008. A data mais provável agora gira em torno de Fevereiro, Março ou até Abril (ainda dentro do previsto no Roadmap da Intel) dependendo do que a AMD vai apresentar.

Por quê? Bom, a Intel já viu que lançar esses processadores agora vai ameaçar mais os seus Core 2 Quad de 65nm (que vão bem, obrigado) do que a própria AMD. O melhor seria deixar os três novos processadores para quando a AMD estiver para lançar a revisão B3 de seus Phenoms, que corrige os bugs e poderia começar a coçar a orelha da Intel.

Será que a AMD achou que o Black Edition 9600 B2 bugado seria o presentão que todos esperavam do Papai Noel? 😛

Comentários

Comentários


3 comments

mais 3 longos meses sem concorrência…
com o projeto X, a WAZ que já dispõe de um belo arsenal, poderia lançar uns benchmark, review de alguns produtos. Até mesmo para auxiliar na compra, promover mais ainda a marca…

Fala aí André,

Uma coisa de cada vez, certo? 🙂 O importante não é só promover a marca, é fazer diferença no mercado nacional de hardware e tecnologia. Na nossa opinião, a promoção da marca é somente uma das consequências de um trabalho bem feito!

Por falar nisso, estamos preparando um vídeo pra vocês com nada mais nada menos que… (surpresa). Vamos ver se dá tempo de editar tudo antes do Natal!

Ja que o Waz ainda nao disponibiliza benchmarks de processadores, qual seria a indicação de vc’s de sites com estes benchmarks.. principalmente de notebooks?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *