[Lançamento] Windows XP SP3 (RC)

Você não viu errado. A Microsoft acabou (isso mesmo… notícia fresquinha, acabou de sair do forno) de disponibilizar para download o Service Pack 3 para o Windows XP.

Mas não vá com tanta sede ao pote. Esta não é a versão final do SP3. Esta “prévia” do SP3 é chamada de Release Candidate (ou RC) e normalmente é a versão que vem depois do Beta e antes da “Gold” (normalmente a versão Gold é a final). A Microsoft informa que, apesar de ser tentador, somente usuários experientes devem baixar o RC SP3, visto que esta não é a versão final. Mais detalhes podem ser vistos neste link ou neste.

Microsoft Windows XP

O Service Pack 3 inclui todas as atualizações prévias, por isso, se você tem o Windows XP, não é necessário instalar o SP1, SP2, as atualizações e somente depois o SP3. Claro, não há problema algum em instalar o SP3 no seu Windows XP com SP1 ou SP2, por exemplo. Importante avisar que o SP3 é para as versões x86 (32bits) do Windows XP.

O Service Pack 3 traz novas funcionalidades ao Windows XP (algumas emprestadas do Windows Vista), mas a Microsoft informa que essas novidades não alterarão significativamente a experiência do usuário. Para completar, a Microsoft diz que “O Windows Vista oferece a mais avançada segurança e capacidade de gerenciamento e que o SP3 oferece uma nova base para os consumidores que ainda utilizam o Windows XP e têm sistemas que não podem receber o upgrade para o Windows Vista neste momento (era de se esperar este discurso né 🙂 ).

Alguns itens que poderiam ser instalados no Windows XP SP2 através de atualizações e que serão padrão no SP3:

– IPsec Simple Policy Update;
– WiFi- Protected Access 2 (WPA2);
– Microsoft Windows Installer 3.1 v2;
– Peer Name Resolution Protocol (PNRP) 2.1;
– Microsoft Management Console (MMC) 3.0;
– Microsoft Core XML Services 6.0 (MSXML6);
– Digital Identity Managemente Service (DIMS);
– Background Intelligent Transfer Service (BTIS) 2.5;

Alguns itens novos ou melhorados que estarão no SP3:

– “Black Hole” Router Detection;
– Descriptive Security Options User Interface;
– Microsoft Kernel Mode Cryptographic Module;
– Enhanced Security for Administrator and Service policy entries;
– Network Access Protection (NAP) – novidade que vem para auxiliar empresas a tirar proveito das novas características do Windows Server 2008 (também padrão no Windows Vista);

Acredite ou não, o SP3 não tem integrado o Internet Explorer 7 (apesar de ter as atualizações para o IE 6 e 7). Incrível este fato, afinal, a Microsoft liberou o IE 7 para ser instalado em versões não originais (ou piratas né) do Windows XP com a justificativa de oferecer um maior nível de proteção e segurança e, segundo a própria Microsoft, o SP3 é o conjunto de três “atualizações” importantes: Desempenho + Segurança + Estabilidade. Vai entender…

O SP3 também traz uma mudança na ativação e instalação do Windows XP, se tornando parecido com a do Windows Vista. Se você vai instalar o Windows XP com SP3 integrado, não é necessário informar a chave de código do Windows, que irá funcionar em modo Trial por um período de tempo antes de requerer a chave de código.

Com mais de 6 anos de vida, o Windows XP ainda é a escolha da maioria dos usuários e o SP3 deve trazer um novo respiro ao velhinho. Quem será que vai levar a melhor? SP3 do XP ou SP1 do Vista? Só esperando pra ver 🙂 . O SP3 deverá ter mais ou menos 70MB na versão “update pela web” e 580MB na versão completa.

E claro, o principal: O SP3 RC (Standalone Package) pode ser encontrado neste link (nos idiomas Inglês, Alemão e Japonês) e tem 336MB.

Comentários

Comentários


8 comments

lendo, me lembrei da migração do 95 para o Windows 98, “integrar o IE”, depois, 98SE 😉

dizem também que terá um aumento de perfomance de 10% no XP… o que é considerável.

Instalei o Vista Home Premium aqui, fiquei 3 meses com ele e desisti, voltei pro XP Pro. To baixando esse SP3 (uso EN) se melhorar ainda mais o XP nunca mais instalo essa porcaria de Vista (que vai acabar como o Windows ME se a MS não fizer um milagre).
Uso um E6750 com 2 GB de RAM GF8600GT SataII 250GB P5NE-SLI e com o Vista parecia meu antigo P4 2.0 com 512. Com o XP ficou um canhão de maquina.

Para piorar um pouco mais, tem fabricante lançando notebook com driver APENAS para Windows Vista! Imagina se isso pega? Pelo menos aqui no Brasil tem muita gente optando por comprar um notebook que tenha driver para XP. Consumudores chegam à loja e a primeira coisa que perguntam ao vendedor é se pode instalar Windows XP. Até aqueles consumidores, de certa forma leigos em informática, já perguntam isso!!!

Se o XP SP3 realmente melhorar o desempenho geral do sistema, quem vai querer usar Windows Vista? Torrar dinheiro com memória RAM para sustentar Windows Vista só por causa de perfumaria não vale a pena!

Intel+
Allan.
03/01/2008

É… eu sempre gosto de bular para frente. estou esperando o SP3 BR. que vou colocar no meu pczinho . kkkkkkkkkkkkkkk

Acabou de sair o SP3…

alguém sabe se ele valida as chaves piratas que o SP2 validava???

valeu

Baixei o SP3 ontem e ja fiz um CD do Windows XP com o SP3 integrado. Ficou perfeito. Não mudou absolutamente nada no processo de integração do SP3 no CD em relação ao SP2 e o SERIAL xing-ling funciona normar.

Quem costuma integrar o Service Pack no CD não verá diferença alguma!

Intel+
Allan.
10/05/2008

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *