Isso mesmo meu caro companheiro, a NVIDIA lançou o SLI com suporte para três placas de vídeo.

NVIDIA 3-way SLI

E o que o usuário entusiasta e gamer fanático ganha com isso? Uma experiência fenomenal, afinal, agora é possível jogar os mais incríveis games (como Call of Duty 4, Unreal Tournament 3, Crysis, Company of Heroes Opposing Fronts e Enemy Territory: Quake Wars só para citar alguns) em altíssimas resoluções e com alta qualidade.

Imagine a cena: Gizmo com um sistema NVIDIA Tri SLI e seu game favorito em um monitor de 30″. O game @ 2560 x 1600 de resolução com digamos, 8x de AA (AntiAliasing) rodando @ 60fps ou até mais? Só há uma palavra: Wow…

Crysis

Segundo a NVIDIA, o desempenho do Tri SLI pode chegar a até 2,8x em relação a um sistema com uma placa, mas esse valor é extremamente otimista. Analisando testes já publicados de sites como o Bit-Tech e Guru of 3D, podemos ver que a NVIDIA vai ter que afinar os drivers.

Mas sempre há o calcanhar de aquiles: É preciso ter uma placa mãe com chipset NVIDIA 680i SLI (ou esperar o 780i SLI se você quiser) e unir três placas de vídeo como 8800GTX ou 8800 Ultra. Um grande erro aos olhos do Gizmo, afinal, ambas as placas de vídeo estão no fim de vida e tem um elevado custo pelo desempenho oferecido. Seria extremamente benéfico para o Tri SLI da NVIDIA oferecer suporte pelo menos para as novas irmãs como 8800GT e 8800GTS.

E claro, o custo desta plataforma não recai somente em três 8800GTX ou Ultra e uma placa mãe com 680i SLI. Tem o monitor de pelo menos 24″ (com suporte a resolução 1920 x 1200), a fonte de uns 900W ou mais, uma ótima refrigeração (e esqueça aí o silêncio), um belo processador, placa mãe possante, memória top de linha, disco rígido de ponta, placa de som de alta qualidade e por aí vamos.

Se o SLI já não é tão comum assim, o Tri SLI vai ser um item raro de se ver, mas que quando se vê, dá gosto.

Dica do Gizmo: Lembre-se de atualizar seu Windows Vista com os hotfixes para ter todo o desempenho possível, seja seu sistema SLI ou não.

Comentários

Comentários