[Interessante] Asetek OEM Liquid Cooling

A Asetek criou fama com seu “cooler” para processadores chamado Vapochill. Claro, “cooler” é apelido pois o Vapochill mais está para um freezer de processador que para cooler mesmo. Manter o processador bem abaixo de 0ºC era a coisa mais fácil, e na época (anos atrás), era um ótimo sistema de refrigeração para overclock nos Pentium 4.

Algum tempo depois, a Asetek trouxe uma novidade: o Waterchill, que é a linha de watercooler da empresa. Um ótimo produto por sinal, que vem evoluindo e é um dos melhores do mercado, com diversas opções e upgrades possíveis e um belo visual. Até uma versão externa foi lançada.

Até aí tudo bem, a Asetek se focou no mercado entusiasta e high-end. E agora, o que fazer para ganhar uma maior fatia do mercado? Seria a melhor opção começar a reduzir o elevado nível dos produtos e competir no mercado low e mid end ou partir para uma nova estratégia?

Pelo visto a Asetek optou pela nova estratégia, que é oferecer um produto de alto nível para o mercado OEM, aquele que compreende os fabricantes e integradores de grande porte como Dell, HP, Acer, Alienware, VoodooPC, Falcon Northwest e por aí vamos.

O novo produto da Asetek? Um belíssimo sistema de watercooler.

Asetek OEM Liquid Cooling   

E como a Asetek se mantém no topo neste mercado, não é de espantar o que o OEM Liquid Cooling da empresa oferece. Há algumas opções como o sistema somente para processador(es) e o sistema para processador(es) + placa(s) de vídeo, muito bem ilustrados nas fotos acima.

Asetek OEM Liquid Cooling

Uma grande vantagem? A melhor e mais fácil integração, afinal, temos basicamente dois componentes: O radiador + ventoinha e o block do processador + bomba. Se a idéia é refrigerar a placa de vídeo também, adicione o block da mesma. Só isso? Sim. E para o mercado OEM será difícil achar alguma coisa melhor.

Adicione a este sistema uma grande durabilidade (MTTF de 50.000 horas), um sistema fechado de circulação (não precisa de manutenção nem reservatório de água), testes contra vazamentos feitos pela própria Asetek, bom desempenho (Rth ≈ 0.13 °C / W3), ruído relativamente baixo (<28dBA) e compatibilidade com plataforma Intel e AMD.

E para qual mercado os “OEM” podem direcionar um sistema com o Asetek OEM Liquid Cooling? Praticamente qualquer um segundo a Asetek.

Asetek OEM Liquid Cooling Market 

Com certeza a Asetek tem um belo produto em mãos e direcionou para o mercado certo, de volume e que pode criar destaque com relativa facilidade (bem que poderia ter um para o varejo também). Agora resta saber se os “OEM” terão visão para integrar esta solução em seus produtos e criar verdadeiros diferenciais. Um exemplo de quem já apostou com grande estilo foi a HP, em seu sistema top de linha para entusiastas: o Blackbird 002.

HP Blackbird 002

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *